ATENÇÃO\VERDADE OU NÃO...
http://betodasneves.multiply.com/journal/item/21/21#_ftn1
Uma análise imparcial e serena da Maçonaria no Brasil leva-nos à triste, dolorosa e decepcionante conclusão de que, depois de ter feito a Abolição da escravatura, a Independência e a República, sucedeu à Maçonaria o mesmo que ao velho Padre Eterno de Guerra Junqueiro: caiu num sono repentino e tumular, e, até hoje, que o saibamos, não fez mais nada... E hoje, sem um objetivo, como teve no passado, quando lutava em prol de alguma coisa ideal e nova (a Abolição, a Independência, a República), a Maçonaria conserva-se por aí, estacionária, acéfala, sediça e impotente, puxada à arreata por uns pobres-diabos, infantis e analfabetos, com fumaças de sabichonice, grávidos de presunção, hidrópicos de água-benta e fedendo a reacionarismo. A única preocupação da Maçonaria no Brasil de hoje parece ser a de substituir-se à Igreja Católica. Um tira-te daí, que me quero lá pôr eu!
Eu Álvaro C.’.K.’.S.’. , SERÁ que ele, o autor do link acima tem razão...? , será que muitos IIr.’. , são (estacionário, acéfalo, e impotente?), quero lembrar que nós maçons somos a diferença, da raça humana, nós nos humanizamos para ajudar e criar um mundo perfeito e justo, entre colunas!!! É o nosso dever, ser defensor da justiça, nós somos os melhores pq nos esforçamos para tal - temos a responsabilidade de não deixar nossa ordem evaporar com o tempo...depende exclusivamente dos IIr.’., temos que pensar e criar novas diretrizes, procurando sempre a perfeição e nunca esquecer a força e a grandiosidade de G.’.A.’.D.’.U.’.Segundo nosso Pod.’. Ir Joao.´.Pareto.´. do Orkut : Ser maçom implica, acima de tudo, em trabalhar em si mesmo. Nosso ideário, expresso em nossos rituais e em nossas leis, objetivam a transformação do "eu", nos dizeres maçônicos, na transformação da pedra-bruta em pedra cúbica polida, a única que tem serventia na construção do Templo.
Este trabalho, em nós mesmos, é penoso e muito difícil. Facilmente podemos constatar que é um trabalho para toda uma vida e que nunca o terminaremos enquanto vivermos.
Embora por vezes nos confundamos, os frutos deste trabalho não são os graus que nos são conferidos nos diversos sistemas ritualísticos maçônicos, não são os cargos que possamos ter em loja ou na estrutura da obediência maçônica.
O verdadeiro fruto é o Maçom, o artífice proficiente em sua arte, a pedra cúbica polida que pode se encaixar perfeitamente em 99 % da obra de construção do Templo.