INDICAÇÃO É MUITO SÉRIO!! !! !! ! É O FUTURO DA ORDEM...
ATENÇÃO, SOMENTE PARA OS MEMBROS DA MAÇONARIA...
Os Regulamentos Gerais da Ordem consideram infrações maçônicas graves revelar segredos da Ordem (sinais, toques e palavras), a quem estiver impedido de recebê-los, bem como violar juramento prestado, traindo os princípios, dogmas e credos da Ordem. Segundo esses mesmos Regulamentos, comete infração no grau de violação de juramento quem revela, sem autorização, rituais, cerimônias e outros mistérios, protegidos pelo segredo maçônico, ou revela fato ou assunto tratado em Loja, não gravado em Balaústre, ou discute publicamente, no mundo profano, as deliberações das Lojas ou atos passados no interior dos Templos. A pena para essas infrações pode ser até a exclusão da Ordem, tal a gravidade atribuída à quebra do Sigilo Maçônico. Essas regras são comuns à várias Obediências, em sua essência. No Ritual de Iniciação o profano é informado que a Maçonaria, como toda associação, tem leis particulares e todo associado deveres a cumprir. Alerta-lhe, então, que o primeiro dos deveres do Maçom é o mais absoluto silêncio sobre tudo o que vier a ver, ouvir ou saber. Esse primeiro dever é exageradamente rigoroso, todavia, a fórmula do juramento que é revelada ao candidato é um pouco mais flexível: “Juro guardar o mais profundo silêncio sobre todas as provas a que for exposta minha coragem”. O Segredo é um privilégio do saber e um sinal ou forma de participação no poder.
O segredo está ligado à ideia de tesouro e tem os seus guardiões...
Aqueles que são capazes, sem desfalecimentos ou fraquezas, de guardar os seus segredos adquirem uma força e um poder incomparáveis que lhes conferem sentimentos de sã superioridade por serem eleitos ou escolhidos.
A Maçonari..a exige de seus iniciandos o juramento do sigilo porque isso é um direito seu e porque os iniciandos livremente aceitam pronunciá-lo. Qualquer pessoa que, em qualquer parte do mundo, viole um juramento livremente pronunciado se torna perjuro e comete um crime de natureza moral. O maçon preserva o segredo maçónico porque se comprometeu a fazê-lo e esse compromisso continua a ser exigido aos maçons como forma de exercício diário, constante, permanente, dos deveres inerentes a um homem honrado, livre e de bons costumes...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comunidade criada para aproximar Maçons e esclarecer ao público em geral sobre * MAÇONARIA *